Corante caramelo é seguro e inofensivo

05 March, 2012
/ Comments Off on Corante caramelo é seguro e inofensivo

Corante caramelo é seguro e inofensivo

Translations: English | French | Spanish | Portuguese | Chinese

 

 

Manaus AM, Brasil —O corante caramelo foi submetido a testes completos de segurança do alimento mais de 20 vezes nos últimos 35 anos. Este atende aos padrões rigorosos de segurança de alimentos em todo o mundo. Nunca houve um estudo que tenha demonstrado no corante caramelo qualquer risco para a saúde do consumidor. Em 2011, a European Food Safety Authority (EFSA), o U.S. Food and Drug Administration (FDA), e outras autoridades alimentares, reafirmaram que o corante caramelo é um aditivo seguro.

 

O Estado da Califórnia decidiu incluir o 4 MEI na sua lista Proposição 65, de possível cancerígenos, devido a uma preocupação inicial com os altos níveis usados em produtos industriais e processos. Como resultado, mesmo as pequenas quantidades de 4-MEI encontradas em alguns refrigerantes, sopas, molhos e assados precisariam ser informadas no rótulo afirmando que é um possível agente cancerígeno.

A decisão desafia o bom senso e a boa ciência. A verdade sobre o corante caramelo (em Inglês)

O 4-MEI é formado naturalmente no processo de cozimento, torrefação, assamento de alimentos de todo tipo – frango, carne vermelha, legumes, outras carnes, feijão e até mesmo café. Ao fazer-se o corante caramelo, que é um ingrediente comum produzido através de cozimento do açúcar ou de xarope de milho, pode-se também produzir níveis extremamente baixos de 4-MEI. Traços de 4-MEI (que o Center for Science in the Public Interest – CSPI incorretamente refere-se como 4-MI) são encontrados em centenas de alimentos preparados em casa ou comprados em lojas os quais as pessoas vêm consumindo durante gerações. Ou seja, este composto não é um aditivo.

 

A decisão da Califórnia/EUA, que foi feita por uma agência reguladora, sem qualquer audiência pública ou de revisão de outras pesquisas científicas, foi baseada em dois estudos inconclusivos e contraditórios – um estudo em ratos, após terem administrado grandes quantidades de 4-MEI, mostrou uma redução de tumores e o mesmo estudo em camundongos mostrou um aumento de tumores pulmonares. Nunca houve um estudo que mostrou qualquer ligação entre 4-MEI e câncer em humanos.

 

Se você acredita no que o estado da Califórnia recomendou, então você não terá mais churrasco nos finais de semana, ou poderá desfrutar de uma xícara de café numa manhã de domingo tranquila.

A verdade sobre o corante caramelo (em Inglês)

Comments are closed.